A Bioimpedância Elétrica é um método não invasivo e indolor utilizado para avaliar a composição corporal de forma precisa. Esse exame utiliza uma corrente elétrica que passa através da massa magra e da gordura corporal, calculando a composição do corpo com base na resistência da corrente, sexo, idade e altura do indivíduo.

Existem diversas indicações para esse exame, como avaliação pré e pós-cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos, acompanhamento de processos de emagrecimento com reeducação alimentar, pré e pós-operatório de cirurgias bariátricas e início ou acompanhamento de programas de atividade física.

Além disso, também é utilizado para avaliar e acompanhar indivíduos com baixo desenvolvimento músculo-esquelético, casos de desnutrição, pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia, pacientes com insuficiência renal em tratamento de hemodiálise, pacientes idosos com sarcopenia, entre outros. As indicações para a avaliação da composição corporal por meio da Bioimpedância Elétrica são diversas.

Esse exame fornece informações importantes sobre a composição corporal, como o peso corporal total e o peso ideal, monitoramento do ganho ou perda de massa de gordura e massa muscular, avaliação do estado nutricional, avaliação da hidratação e retenção hídrica, impacto da atividade física na composição corporal, gasto calórico de diversas atividades físicas e avaliação do metabolismo basal, entre outros.

A Bioimpedância Elétrica é indicada para todas as idades e ambos os sexos. No caso de pacientes que irão se submeter a cirurgia bariátrica com nossa equipe, é recomendado realizar no mínimo quatro avaliações em momentos específicos: antes da cirurgia (no pré-operatório), 30 dias após a primeira avaliação, 6 meses após a cirurgia e ao completar o primeiro ano de pós-operatório.

Com base nos resultados obtidos por meio dessa avaliação da composição corporal, é emitido um laudo pelo fisioterapeuta responsável, que também fornece um guia de orientação de atividades físicas específico para cada caso, de acordo com a fase de pós-operatório em que o paciente se encontra. Esse laudo deve ser encaminhado ao educador físico, que irá elaborar um plano de atividades físicas adequado para o indivíduo. A Bioimpedância Elétrica é um método seguro e eficiente para avaliar a composição corporal e auxiliar na tomada de decisões relacionadas à saúde e bem-estar do paciente.