A Atuação do Nutricionista na Cirurgia Bariátrica

O Papel do Psicólogo na Cirurgia Bariátrica
10 de fevereiro de 2020
Fisioterapia no Pré e Pós Operatório de Cirurgias Bariátricas
10 de fevereiro de 2020

O nutricionista é o profissional da equipe responsável pelo acompanhamento e orientação de condutas dietoterápicas adequadas ao tratamento cirúrgico da obesidade mórbida.

No tratamento da cirurgia bariátrica é fundamental um acompanhamento nutricional, sistematizado, onde a conduta dietoterápica, personalizada, visa à manutenção e/ou melhoria de um bom estado nutricional durante o período de perda ponderal e após para manutenção do peso ideal, não deixando haver faltas ou excessos de alguns nutrientes que podem ser nocivos ao organismo, e muitas vezes provocar danos irreparáveis.

A reeducação alimentar melhora o bem estar e a saúde metabólica do indivíduo, auxiliando também para a manutenção do peso perdido. A diminuição do peso corporal, em especial de gordura, melhora a qualidade de vida e diminui a morbidade e a mortalidade de pacientes obesos. Para que a perda de peso seja saudável é necessário que a terapia nutricional obedeça a diretrizes não muito severas, de forma que com um plano alimentar, com orientações nutricionais e com acompanhamento constante se adquira um novo hábito alimentar. No pós-operatório as refeições evoluem gradativamente a consistência, que vai de líquida restrita na primeira semana, a normal no início do segundo mês, respeitando a nova capacidade gástrica do indivíduo. As refeições são oferecidas em pequenas porções e freqüentes. A ingestão de doces e gorduras é restrita inicialmente, para evitar a Síndrome de Dumping, que é um mal estar generalizado (suor frio, tontura, dor abdominal e coração disparado). As orientações nutricionais deverão ser respeitadas para que o paciente garanta a perda de peso sem ter carências nutricionais, o que acarretaria queda de cabelo, fadiga muscular, diminuição da imunidade, da vitalidade da pele, da capacidade de cicatrização, do olfato e do paladar entre outros. O acompanhamento nutricional é fundamental para garantir o sucesso do tratamento, já que o principal objetivo não é somente emagrecer, mas também se manter dentro de um peso saudável.

Todas estas condutas visam à promoção da saúde e da qualidade de vida daqueles que foram submetidos ao tratamento da obesidade clinicamente grave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Iniciar conversa
Fale com a Clínica!
O uso do whatsapp é apenas para agendamento de consultas.
Agradecemos pela compreensão!