CUIDADOS APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA


Após a cirurgia bariátrica o paciente precisa adotar uma série de medidas a curto e longo prazo, tanto para a readaptação do organismo quanto para manter a redução do peso proporcionada pela cirurgia. Para o sucesso do procedimento e resultados satisfatórios no pós-operatório, é necessário que o paciente vá para a cirurgia bem informado e conciente de como será a sua reabilitação posterior. A preparação pré operatória é fundamental.

1 – Pós-operatório imediato
O paciente já chega no quarto do hospital, com uma certa autonomia, podendo levantar da cama, ir ao banheiro, sentar-se na poltrona e caminhar pelos corredores do hospital. A liberação da dieta líquida vai ficar a critério do médico, normalmente sendo liberada dentro de 24h pós cirurgia. Se apresentar alguma dor após a cirurgia, os pacientes fazem uso de medicação analgésica o que melhorará o quadro.

2 – Dieta pós-operatória
Nos primeiros trinta dias após a cirurgia, a alimentação indicada pelo médico, tem o objetivo de repouso gástrico, para ajudar na recuperação e proteger as linhas de sutura. “O primeiro mês de pós operatório é o mês da recuperação e, depois, da reabilitação..

3 – Alimentação
É extremamente necessário que o paciente siga de forma rigorosa as orientações alimentares da nutricionista. Após a dieta líquida, é indicada a dieta pastosa, a branda e só então a alimentação geral. Os pacientes são orientados a escolher alimentos saudáveis e nutritivos. .

4 – Identifique um sinal de alerta
Alguns sintomas merecem a atenção do paciente nos primeiros dias após a cirurgia, os principais são: dor que não melhora com medicação, febre de mais de 38 graus, vômito persistente, fezes pretas, além de estado alterado de comportamento, como confusão mental, aceleração das batidas do coração, dificuldade ou dor para respirar e/ou estar mais apático.
Também é necessário estar atento ao inchaço das pernas, principalmente se esses inchaços não forem iguais em ambas as pernas.

5 – Início dos Exercícios Físicos
Normalmente quando sem intercorrências ou cirurgias associadas, o paciente é liberado pelo médico após 30 dias de cirurgia, para dar início nos exercícios físicos. Siga corretamente as orientações recebidas no laudo da Bioimpedância Elétrica e dê início, assim que possível nas atividades sugeridas para o seu caso.

O sucesso dos seus resultados dependo do seu empenho a partir de agora! A principal ferramenta você já obteve, que foi o procedimento cirúrgico realizado, agora vá em frente!
Translate »
Iniciar conversa
Fale com a Clínica!
O uso do whatsapp é apenas para agendamento de consultas.
Agradecemos pela compreensão!
Powered by