Fisioterapia no Pré e Pós Operatório de Cirurgias Bariátricas

A Atuação do Nutricionista na Cirurgia Bariátrica
10 de fevereiro de 2020
Dr. Glauco Alvarez esteve participando como convidado palestrante no B.E.S.T 2020, que ocorreu em Manaus/AM de 05 a 07 de março.
13 de março de 2020

O papel e a importância da Fisioterapia: o fisioterapeuta é o profissional responsável pela execução dos atendimentos fisioterapeuticos ao paciente bariátrico. Nos dois hospitais onde nossa equipe realiza as cirurgias bariátricas, há uma equipe de profissionais habilitados, os quais trabalham em parceria conosco, realizando os atendimentos aos nossos pacientes, desde a fase de internação hospitalar até a alta dos mesmos, seguindo um protocolo de atendimentos conforme nossa rotina.

O papel da fisioterapia no tratamento dos pacientes bariátricos, é fundamental no sentido de trabalhar na prevenção de complicações no pós operatório. A fisioterapia na fase de internação hospitalar atua principalmente na área respiratória e motora dos pacientes. Na parte respiratória, visa principalmente melhorar condições pulmonares e evitar complicações.

Há um ciclo que pode se formar em situações de pós operatório, levando á complicações:
* DOR+MEDO
* IMOBILIDADE
* TROMBOSE VENOSA PROFUNDA
* EMBOLIA PULMONAR
* DIMINUIÇÃO DE FORÇA DE TOSSE
* RESPIRAÇÃO SUPERFICIAL
* ATELECTASIAS
* DIMINUIÇÃO DE OXIGENAÇÃO
* RETENÇÃO DE SECREÇÕES
* INFECÇÃO RESPIRATÓRIA (Pneumonia)
É na quebra desse ciclo que a fisioterapia entra com seu principal papel.

-Rotinas dos atendimentos fisioterápicos na fase de internação Hospitalar:

O início dos atendimentos de fisioterapia se dá primeiramente na fase de pós operatório imediato, ainda na sala de recuperação anestésica, logo após o paciente sair do bloco cirúrgico. A continuidade dos atendimentos ocorre a partir do 1ª dia de pós operatório, com o paciente já na unidade de internação, onde serão realizados no mínimo 02 atendimentos diariamente até a alta hospitalar do paciente;

Na pré alta do paciente são realizadas todas as orientações para o período de 30 dias de pós operatório do paciente em casa, com a entrega de um manual por escrito ao mesmo do que ele deve e pode fazer nesse período até o seu retorno com a equipe ao completar o 1ª mês de pós operatório.