GASTRECTOMIA VERTICAL (SLEEVE OU EM MANGA)

Gastrectomia Vertical

A gastrectomia vertical é uma das cirurgias bariátricas mais comuns realizadas atualmente. Ela oferece uma série de benefícios para a saúde, incluindo a perda de peso significativa e o controle do diabetes tipo 2. Neste procedimento, uma parte do estômago é removida, criando um tubo fino e restringindo a quantidade de alimentos que podem ser consumidos.

DESCRIÇÃO:

A gastrectomia vertical é um procedimento laparoscópico minimamente invasivo que cria um tubo fino no estômago por meio de grampeamento. O restante do estômago é removido, o que ajuda a restringir a ingestão de alimentos e a perda de peso. A digestão e a absorção continuam normais, e a cirurgia não é reversível, mas pode ser convertida em uma derivação biliopancreática com switch duodenal ou em um bypass gástrico em Y de Roux.

benefícios:

  • 60-84% das pessoas com diabetes tipo 2 conseguem controlar a doença após a cirurgia;
  • 60% das pessoas com apneia do sono resolvem o problema após a cirurgia;
  • As pessoas perdem em média 66% do peso em excesso;
  • Redução significativa do risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, dislipidemia, doenças respiratórias e outras condições relacionadas à obesidade.

RESULTADOS:

Os pacientes que passam pela gastrectomia vertical podem esperar uma perda de peso, com a média de 50% a 80% do excesso de peso perdido em dois a três anos após a cirurgia. Além disso, a cirurgia também pode reduzir os sintomas da síndrome de dumping, um problema que ocorre quando se ingere açúcar ou carboidratos em excesso, ou quando os alimentos se movem rapidamente do estômago para o intestino delgado.

RISCOS:

Embora a gastrectomia vertical seja considerada um procedimento seguro, existem riscos e considerações específicas que devem ser levados em conta, incluindo:

  • Refluxo gastroesofágico;
  • Riscos de fístula ou abscesso intra abdominal;
  • Embolia pulmonar ou insuficiência respiratória;
  • Aumento do risco de formação de cálculo biliar;
  • Maior chance de reganho de peso em 10 anos (Estudos comprovam que em torno de 20% dos pacientes somente conseguem manter o peso após 10 anos.)

É importante lembrar que os riscos associados à gastrectomia vertical podem variar de acordo com cada paciente e com a experiência do cirurgião. Por isso, é fundamental conversar com um profissional de saúde e avaliar cuidadosamente todas as opções antes de decidir realizar qualquer procedimento cirúrgico.